sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Robert Longo : o mestre do preto e branco


Por: Luana França 






Na semana passada, conversando com um professor da minha escola, descobri um artista americano sensacional, chamado Robert Longo. Devido ao realismo de suas obras, elas me lembram muito as de Steve Hanks, outro artista que já mencionamos aqui no blog.
Os desenhos de Longo são impressionantes, e com certeza vale a pena conferir o trabalho deste artista!









Biografia:

Robert Longo (7 Janeiro de 1953) é um artista, pintor e escultor de arte contemporânea, natural dos Estados Unidos da América. Influenciam a sua arte o cinema, a televisão, as revistas, banda desenhada, com os quais se sentia fascinado já desde criança.
É conhecido por usar abundantemente grafite e lápis e pelos desenhos e esculturas de grande dimensão.
Ganhou notoriedade através da sua série intitulada “Men in the Cities”, onde retrata com desenhos a carvão, figuras humanas contorcidas. Sobre elas, que se tornaram uma imagem de marca do artista, refere:

“É quase como uma maldição...Estas peças perseguem-me. Sinto-me feliz por tê-las, mas elas representam apenas uma pequena parte da minha carreira. É um fardo. Um fardo bom, mas ainda assim um fardo.”

   – Robert Longo, As peças enormes de Robert Longo no Museu Berardo, Diário de Notícias.

No ano de 2010 tem uma retrospectiva sua em exibição no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, coproduzida com o Musée d’Art Moderne et Contemporain de Nice, composta por peças de várias fases da sua carreira.
A sua obra já esteve em retrospectiva no Museu de Arte de Los Angeles e no Museu de Arte Contemporânea de Chicago.







Trabalhos:
* Men in the Cities
* Black Flags (1989-91)
* Bodyhammers (1992-95)
* Magellan (1995-96)








0 comentários:

Postar um comentário