domingo, 14 de agosto de 2011

Estátua de mestre Yoda é local de peregrinação nos EUA

Por: Paulo Kede:

Estátua de mestre Yoda é local de peregrinação nos EUA

Próximo à ponte Golden Gate, em São Francisco, um outro ponto turístico é admirado por um pequeno mas fervoroso grupo de viajantes: uma réplica em tamanho real de Yoda, o mais famoso mestre Jedi da saga Star Wars.
A estátua de Yoda fica no parque de Presidio, em uma área que pertence ao cineasta George Lucas, criador de Star Wars. No mesmo local, Lucas mantém sua produtora de cinema. Desde que a estátua foi inaugurada, em 2005, fãs da saga realizam peregrinações ao lugar para tirar fotos com o personagem.

Estátua do mestre Yoda, personagem da saga Star Wars; imagem atrai fãs da série de todo o mundo

Para a família holandesa Van Zweiten, a estátua de orelhas pontudas tornou-se uma parada obrigatória durante as férias nos Estados Unidos. "O guia que lemos disse que iríamos amar (a estátua), então decidimos que tínhamos que vir", disse o cobrador de impostos Tom Van Zwieten, cujos filhos cresceram assistindo à série criada por Lucas.
"Yoda é fonte de sabedoria durante toda a trilogia", disse o ator Dale Tolosa. "É quase como se fosse um símbolo religioso ou a estátua da Liberdade, ou a representação de toda a fantasia positiva que George Lucas trouxe ao mundo desde 1977", completou.
Considerando o enorme impacto que Star Wars tem na cultura popular, a pequena estátua de Yoda é apenas um entre dezenas de lugares visitados pelos fãs da saga. Outros locais populares são a casa de Luke Skywalker na Tunísia e as ruínas do parque nacional de Tikal, na Guatemala, cenário do quarto episódio da série, "Uma Nova Esperança".
Gus Lopez, colecionador de Seattle que mantém um museu online sobre Star Wars, já visitou a estátua de Yoda e quase todos os principais locais de gravação dos filmes da série, incluindo cenários na Noruega e no deserto do Arizona.
O local favorito de Lopez é um bosque perto de Crescent City, na Califórnia, onde foram filmadas cenas de "O Retorno de Jedi", episódio lançado em 1983.
"Meus amigos e eu levamos anos para encontrar esse lugar, porque a floresta parece tão diferente atualmente", disse Lopez. "Em todos esse lugares, o que conta é como você se conecta com os filmes e como você realmente se sente mais próximo deles estando em um lugar que envolveu sua produção."
Mais do que a sensação de entrar em um mundo de fantasia, alguns dos lugares usados em locações dos filmes da saga oferecem aos turistas serviços e acomodações especiais.
Na propriedade Villa del Balbianello, que fica no norte da Itália, às margens do lago de Como, fãs de Star Wars podem fazer seus casamentos no mesmo local em que Padmé Amidala casou-se com Anakin, no episódio "O Ataque dos Clones".
Apesar da quantidade de lugares que podem ser identificados com a saga, para Jay Shephard, gerente de uma empresa de testes em Baltimore, a estátua em São Francisco pode ser considerada o principal local de peregrinação para os fãs de Star Wars.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/956314-estatua-de-mestre-yoda-e-local-de-peregrinacao-nos-eua.shtml


0 comentários:

Postar um comentário