quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Não Tenha Medo do Escuro (crítica)


Por: João Paulo serra Santiago 

          

     Esta semana o N.H.A, foi na pré-estreia para impressa do novo filme produzido por Guillermo Del toro ( Hellboy, labirinto do fauno, A espinha do diabo).           

        Mesmo o filme não sendo dirigido por Guillermo, e sim pelo diretor Troy Nixey (conhecido como ilustrador de revistas em quadrinhos. Seus comics mais notáveis incluem “Batman: The Doom that Came to Gotham” , “Grendel: Black White and Red” e “Bacon” . Troy também co-criou a minisérie em quadrinhos “Jenny  Minn e o Trout”, aclamada pela crítica.
          



     Logo de cara você percebe que Del toro, teve uma mão pesada e opinou muito na direção baseado em seu conto. A fotografia mostra claramente a marca visual do produtor do rico cinema espanhol algo mais escuro e de cores mortas e carregadas, trazendo um tom mais macabro em sua história.
          
    O filme é incrível em  vários pontos. Na atuação Kate Holmes fez um bom trabalho, mas o destaque fica para a protagonista,a atriz Bailee Madison, que com apenas 9 anos faz a personagem  Sally Hurst.
          

     É algo marcante nos filmes do Guillermo Del toro colocar crianças em contos cruéis e violentos. Durante uma entrevista realizada no período de gravações do filme “O labirinto do fauno” Del toro disse que o motivo de colocar crianças era de que todas possuíam um olhar inocente, um fio de esperança e quando as pessoas crescem perdem essa sensibilidade, por isso colocar crianças em contos cruéis.       




        Outra marca do diretor é usar fábulas como contra ponto em suas histórias deixando mais cruéis assim como os irmãos Grimm faziam. Nesse filme o conto usado é o da fada dos dentes para criar diabretes que comem ossos e dentes. Uma observação legal é de que o filme não demora para mostrar as criaturas, em menos da metade do filme elas já são presentes.
        
     É bom um filme de modo que estamos numa época onde os longas estão tão maçante de efeitos especiais que se esquecem da história e dramaticidade humana.   
      



         Não vale a pena contar a historia do filme porque perde a graça, mas só pelo trailer já da para ter uma ideia do que esperar. De qualquer forma mesmo você sabendo o que vai ocorrer com alguns personagens você ainda leva susto e se surpreende com o filme.       

    Claro que há falhas assim como em qualquer outro filme, mas são falhas que não comprometem a inteligência nem a linha de pensamento.
       




       Pra quem não sabe esse é o segundo lançamento da nova distribuidora brasileira, a Vinny, que começou com o Pé direito trazendo este ótimo filme.
       Em breve haverá outros lançamentos e o Nerd Hard Academy estará junto acompanhando.


( PROMOÇÃO NERD HARD ACADEMY : CONCORRA À UM POSTER EXCLUSIVO DO FILME, E SÓ SEGUIR O BLOG E CONTAR NOS COMENTÁRIOS UMA HISTORIA TERRÍVEL SOBRE ESCURO, O MAIS CRIATIVO GANHARÁ O POSTER RESULTADO DIA 31 DE OUTUBRO.)

0 comentários:

Postar um comentário